sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Rockplaylister.com: Tokio Hotel está pronto para voltar ao Reino Unido?
Tokio Hotel
Aqui no Rockplaylister.com nós sempre nos interessamos com tudo relacionado ao ROCK, é raro desviarmos disso, na verdade, metal, grindcore, screamo, e até mesmo o pop punk estão no meio daquilo que apoiamos. No entanto, um debate interessante no Twitter foi alimentado por um tweet modesto que estava tentando descobrir alguma coisa, (que no Reino Unido tem sido debatido desde os anos 2000) o Tokio Hotel é uma banda de verdade?
Em 2007, enquanto trabalhava na mídia do Reino Unido, eu, o editor do RP (RockPlaylister), me peguei assistindo ao primeiro clipe lançado pelo Tokio Hotel no Reino Unido, "Ready, Set, Go". Obviamente esse era o primeiro single do seu primeiro álbum em inglês "Scream". O clipe de "Ready, Set, Go" era escuro, futurista e bem pop-rock, e a banda tinha um visual tão peculiar, que poderia ser aceita no mercado alternativo; em muitos aspectos, o estilo deles não era diferente de Black Veil Brides. No entanto, eu também lembro, apesar da imagem e das credenciais de rock do single, eles foram rejeitados por grande parte da mídia do Reino Unido, principalmente porque eles eram difíceis de se colocar no mercado naquela época. Tokio Hotel não era "rock o suficiente" para grandes revistas como Kerrang! e Metal Hammer, nem "pop o suficiente" para rádio comercial e TV.
Por que eles não receberam a atenção que muitos acham que eles mereciam? Vamos primeiro resolver a situação do rock no Reino Unido. Aqui nós somos muito rápidos para julgar artistas e a percepção é tudo. Naquela época, no Reino Unido, My Chemical Romance e Fall Out Boy estavam fazendo muito sucesso, com uma base de fãs muito "orgânica" (vamos falar disso depois) construída a partir de uma turnê extensa, incluindo datas em festivais de música importantes como Download e Reading. A sensação é que essas bandas "ganharam" seus lugares para serem tratadas como "verdadeiras" bandas de rock e eu devo dizer que é difícil argumentar isso. No final de 2006 e início de 2007, as paradas britânicas estavam repletas de bandas de pop rock subindo à proeminência e, claro, como é de praxe nos "ciclos de música", as gravadoras estavam buscando capitalizar esta tendência, entrando no mercado com suas próprias bandas.
Tokio Hotel é claramente uma banda... os primeiros vídeos no YouTube (circa 2005) confirmam que eles eram muito capazes de tocar ao vivo (e bem!), o que não é uma grande surpresa, uma vez que eles formaram a banda em 2001. A percepção é tudo e quando a notícia de uma nova banda vem através de uma grande gravadora, com um grande orçamento para um clipe e sem registro de turnê no Reino Unido, a mídia suspeitou. Além disso, quando foi revelado que Bill Kaulitz participou do Star Search em 2003 (reality shows não são bem vistos para a credibilidade no Reino Unido) a mídia do rock foi rápida em concluir que o Tokio Hotel não era nada mais do que uma banda pop fabricada.
No mundo pop as paradas estavam repletas de Pop e RnB, Rihanna e Beyoncé estavam dominando o Top 40 e a parada musical estava em uma fase pop. Tokio Hotel se esforçou para ter sua música tocada nas principais rádios e na TV, exatamente pelo motivo oposto do que foi dito acima, eles eram considerados muito rock!
Por que eu destaquei os dois pontos acima? Simples, a resposta para a pergunta não é "o Tokio Hotel é uma banda de verdade?" Na verdade é "por que quando eles fizeram tanto sucesso no mundo todo, eles não atingiram o Reino Unido?" Novamente a resposta é clara, a banda caiu entre dois gêneros e os meios de comunicação acharam difícil colocá-los em suas redes.
Então, o que vem depois? Sete anos mais tarde, a RP ouve que o Tokio Hotel poderia se lançar novamente no Reino Unido. O álbum mais recente, "Kings of Suburbia", é uma mistura de rock, pop e música eletrônica, e é MUITO bom. Ok, tenho que ser direto, não é um álbum de rock, mas é um álbum que demonstra, bem, como seu som tem crescido nos últimos sete anos. RP acha que "Love Who Loves You Back" é uma ótima música pop com grande potencial para o rádio e "Run, Run, Run" é uma bela canção, mas pode ter dificuldade no mercado britânico por causa do ritmo. Se eles decidirem lançar sua música em 2015, eles têm uma chance muito maior de fazer sucesso... a música é melhor, liricamente mais forte e infinitamente mais adequada para o mercado britânico.
Assim, voltamos à primeira questão: Tokio Hotel é uma banda de verdade? A resposta é, sem dúvida, SIM. Mas será que eles farão um impacto quando voltarem ao Reino Unido? Eu espero que sim, a nova música tem um grande potencial e eles já não vão ter que lidar com o estigma que os rodeava, eles ganharam o direito de serem revistos pela mídia, sem preconceito e julgados somente pela música... que é o que deveria acontecer sempre.
Tradução: Naah - LdSTH
Fonte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário