terça-feira, 29 de março de 2011

DW-World.de: Tokio Hotel continua a acumular êxitos


O fenômeno Tokio Hotel continua a causar furor entre os adolescentes, e não só na Alemanha. Com mais de seis milhões de álbus vendidos, o quarteto de Tom e Bill Kaulitz conquista o mundo da música Pop.

São quatro rapazes de Loische, uma vila perto de Magdeburg no Este da Alemanha. Tom e Bill, os irmãos gêmeos, fazem música desde muito pequenos e sempre contaram com o apoio do seu padrasto, que os fez subir pela primeira ver a um palco apenas com nove anos. Foi num concerto que conheceram os outros membros da banda, Gustav Schäfer e Georg Listing, e assim formaram a banda "Devilish", tocando em bares locais e participando em vários concursos. A carreira meteórica da banda começou há sete anos, assim que Bill Kaulitz foi descoberto em 2003 por um produtor durante um casting para um programa musical.

Um plano para o êxito
O Tokio Hotel trabalhou durante dois anos em estúdio para produzir o seu primeiro álbum, ao mesmo tempo que tinham aulas musicais e de canto. Com a sua aparência andrógina e as suas roupas fora do comum, foi Bill Kaultz quem mais chamou atenção da imprensa, já que estava predestinado a fazer capas da revista Bravo, a revista para adolescentes número um na Alemanha.

Desde o início, a revista, localizada na cidade de Munich, seguiu todos os passos das apresentações e sucessos da vida do Tokio Hotel. "As novas estrelas alemãs", foi o título que a Bravo deu antes da sua primeira música ter sido lançada. Por isso, não é de admirar que, com a sua música de estreia "Durch den Monsun", a banda chegaria rapidamente a ocupar os primeiros lugares do ranking discográfico. "Tivemos uma sorte incrível", disse Bill Kaulitz, "não é nada fácil encontrar as pessoas certas".


Não foi apenas sorte, mas também um enorme trabalho de marketing que compõe a chave do sucesso do quarteto Pop, já que o seu manager e a sua gravadora os levaram, desde o princípio, de uma entrevista para outra. Na Alemanha, não há ninguém que não tenha ouvido falar, mesmo que sem querer, dos êxitos do Tokio Hotel desde 2005 até 2008.

Personagens da cultura Emo
Até mesmo a revista alemã Stern, muito crítica, publicou um enorme artigo sobre a banda com o título "Nirvana para adolescentes". Principalmente o vocalista, Bill Kaulitz, é sempre o centro das atenções pela sua forma de se vestir e de se pentear. Com as pálpebras pintadas, o penteado, um pouco de Punk e Manga, um piercing na língua e roupas vistosas, Bill é o ídolo adorado por uma enorme quantidade de fãs do sexo feminino.

Para resumir o estilo do Tokio Hotel, pode se dizer que põe sentimento no Rock duro, já que na "cultura urbana" dos emos, as emoções estão à flor da pele. E são, sobretudo, as garotas que mais se identificam com as suas letras, que falam sobre a vida, o amor, a dor e a raiva. Para além disso, são, em parte, autobiográficos, já que os pais dos irmãos Kaulitz se separaram quando eles ainda eram pequenos.


Adorados, odiados e celebrados mundialmente
Ter muitos fãs provoca também muita inveja. Quanto ao Tokio Hotel, ou gosta ou odeia. Alguns zoam eles e na Internet aparecem campanhas contra a banda de vez em quando. Em 2006, Bill foi eleito por um programa de televisão como o "alemão que mais enerva". Mas, apesar de tudo, o Tokio Hotel continua a acumular sucessos. A banda ganhou diversos prêmios musicais na Alemanha e no exterior. Na França são mega-estrelas; contam com uma enorme base de fãs na América do Sul e, nos Estados Unidos da América, os seus últimos álbuns estão entre os primeiros 40 do ranking. Em Israel, 6000 fãs criaram uma petição para que o Tokio Hotel fosse tocar no seu país e conseguiram que isso se concretizasse.

Os rapazes de Magdeburg fizeram também com que os seus admiradores estrangeiros aprendessem alemão para poder cantar as suas músicas, embora tenham gravado alguns álbuns em inglês. Nos últimos anos, o Tokio Hotel tem se dedicado a projetos de beneficência e Bill Kaulitz desfilou recentemente para um estilista na Semana da Moda de Milão. Mas a banda não para, e como a música é a sua praia, é mais que certo que a carreira musical do Tokio Hotel ainda não tenha chegado ao seu fim.



Tradução: THF Portugal
Adaptação para Português BR por: Naah - LdSTH
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário