domingo, 27 de fevereiro de 2011

Newnotizie.it: Tokio Hotel e a música clássica


Nos tempos atuais, é difícil encontrar semelhanças da música clássica. Ela se identifica como algo que pertence ao passado... coisa do passado perfeito, que já não afeta mais nos dias de hoje, que já não tem nenhum efeito. Mas, o Tokio Hotel, conseguiu trazê-la de volta à vida... ou melhor, dar-lhe vida novamente.

Foram quatro colaborações especiais com a indústria, o que contribuiu para a fusão de dois gêneros, que demonstram que, juntos, podem realmente explodir... as diferenças, são compensadas.

A música clássica é a perfeição, o nível mais alto que as notas e o amor pela música podem alcançar... mas a orquestra não tem uma voz, que acompanhe aquela música. A música é o caminho, a voz moderna é [a que passa] através de... uma voz versátil, que pode se adaptar a qualquer papel, que parece se vestir das notas, dos violinos, e dos pianos, [para criar] aquelas misteriosas partituras.

A música do Tokio Hotel, moderna, qualificada, mas muitas vezes subestimada, parece ser enterrada sob os instrumentos incríveis que são capazes de produzir uma música leve e potente... mas o elemento passa para a parataxe, da subordinação à coordenação, e a voz de Bill. A música em si não é apenas um anexo, mas uma mesma parte como algo inato e não adicionado; a complexidade combinada com a simplicidade, [sendo esta a] cadeia invisível: o amor, sem o qual ninguém pode nascer, crescer, [e] se desenvolver, sendo o amor quem conquista a imortalidade.

A primeira colaboração especial foi em 2005, durante um evento gratuito, onde o Tokio Hotel, seguido por uma orquestra, tocou Durch den Monsun e Schrei.

A primeira música foi o começo de tudo, é imaginário, como o tema mais apropriado para uma apresentação orquestral: como se a música clássica era quem guiava Durch den Monsun... a música clássica combinou perfeitamente com o rock do Tokio Hotel, sem dominar, [com] um tranquilo acompanhamento... que deu mais força para a música original; a segunda canção, Schrei, no entanto, foi mais potente, adaptando-se [a orquestra] de acordo com a melodia da canção: dando início com fortes melodias de trombeta, para então continuar com as notas... em vez de triturar [as cordas] da guitarra e do baixo, deixando de lado os amplificadores para as notas.

Uma música bem estudada, pode resultar em uma aparente improvisação... uma música com aparente rigidez, trabalhada [e] direta, na verdade, pode penetrar na alma, ressoando e implicando, [fazendo com que] os gritos vociferados de Bill, enquanto as chamas subiam no meio de sua apresentação, vibrassem a audiência.

Na primeira e segunda colaboração, houve uma alternância entre os tons lentos e rápidos... com a terceira, no entanto, na canção Spring Nicht, pode-se dizer que alcançaram seu auge, graças também ao texto introspectivo e direto da canção, contra o suícidio e de como uma mão te segura [para que não caia] no chão...

O show aconteceu em 5 de março de 2007, durante a cerimônia de apresentação dos prêmios alemães Comet, que foram transmitidos pelo canal de música alemã VIVA: A orquestra seguiu a linha melódica da primeira canção, originando uma sinfonia... tranquila, quase opaca... como a música-tema [Spring Nicht], arcos, violinos, marcavam o ritmo da canção, sem nenhuma variação, quase como o vento que balançava o cabelo do cantor, as únicas coisas que se moviam de seu corpo frio e rígido... morreram antes de pular no vazio. Mas a música disse a Bill, na hora de se lançar, como mãos escapando dos tártaros por ter recusado o acesso... ao não ser digno desse lugar; os instrumentos da banda se sentem do mesmo jeito, como quando produzem aquela sinfonia...

A quarta colaboração, que era esperada, no entanto, foi feita diretamente da Itália: na verdade, foi a apresentação ao vivo de World Behind My Wall no Festival de Sanremo, acompanhada pela orquestra do maestro Morini.

Apesar de seu aspecto mundano, a banda mostrou durante os testes, a julgar objetivamente que não poderia considerar essa como sua melhor apresentação: [devido a] problemas ao misturar [a banda com a orquestra], a instrumentação. Mas a voz de Bill, e os instrumentos do Tokio Hotel, foram capazes de manobrar, apesar das dificuldades, e demonstrar sua atitude diante da ocasião: os papéis se inverteram, sua música foi quem deu o conteúdo para a orquestra, guiando-a, como revistindo-a com um papel importante, fazendo [esta] se adaptar de foma adequada, e demonstrar sua capacidade; ajudada também pela música original, pouco a pouco [foram se] soltando, onde se aproveitaram de uma estrutura simples musical e metricamente, sendo esta de grande ajuda.



Tradução: Naah - LdSTH
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário