sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Volksstimme.de - Dos quintais de Magdeburg para uma tour mundial

Parte 1 - Parte 2 & 3 em breve

Tokio Hotel lança o seu terceiro álbum "Humanoid"



Magdeburg. 2001, os quatro rapazes com idades entre 12 e 14 anos passam o seu tempo tocando os seus instrumentos nos quintais de Magdeburg-Sudenburg. Chamam-se a eles mesmos "Devilish". Tom, Bill, Gustav e Georg são milionários agora. Oito anos depois do Tokio Hotel de Sudenburg, eles são agora estrelas mundiais.

Na realidade é apenas uma brincadeira na história do Rock: Mas neste momento estas duas "East-Bands" competem pelo título de maior exportação da Alemanha. Ao mesmo tempo, as bandas não poderiam ser mais diferente quando se trata do seu alvo, o público.

Os Roqueiros Metálicos do "Rammstein" vão lançar, depois de dois anos de pausa, o seu sexto álbum do dia 16 de Outubro, "Liebe ist für alle da". Os músicos são de Schwerin, Chemnitz e Berlim com bandas como "The Inchtabokatables" e "Feeling B." Os quatro - muito mais novos - músicos do Tokio Hotel, nasceram entre 1987 e 1989, cresceram - musicalmente - no tempo da Reunificação - Magdeburg. O terceiro álbum "Humanoid" vai ser lançado - depois de dois anos de paragem - na próxima semana no dia 2 de Outubro.



Duas bandas lutam pelo primeiro lugar
O que é que os "bad boys" do Rammstein têm em comum com o Tokio Hotel, das multidões de adolescentes, para além das mesmas raízes? Muito. Antigamente eles tinham sucesso: O Rammstein já vendeu 12 milhões de discos, o Tokio Hotel 5 milhões. Neste momento, ambos estão lutando pelo primeiro lugar dos tops de singles da Alemanha. Há uma semana - 18 de Setembro - o primeiro single do seu novo álbum foi lançado: "Pussy" do Rammstein e "Automatisch" do Tokio Hotel.

E é assim por todo o mundo. Rammstein canta "Pussy" com uma mistura de inglês e alemão. A letra da música censurada são sobre "amores rápidos" e mulheres fáceis. "Automatisch" é sobre desilusão de um falso amor. É assim que o Tokio Hotel é comercializado pelo mundo, o novo álbum Humanoid foi gravado em duas línguas. O single em inglês "Automatic" tem vindo a ser tocado em estações de rádio de Barcelona, Rio de Janeiro ou Dallas e "Automatisch" nas zonas da Europa que falam alemão.

E os lugares do momento? O internacional "Pussy" e o "Automatisch/Automatic" aparecerão nas diferentes Hitlists nacionais dez dias após o seu lançamento - Ou seja, na próxima semana. Para esses tops, as vendas dos álbuns e de músicas vendidas na Internet, nos portais de downloads, também estão incluídas.

No "Media Control" na Alemanha, foram publicados ao lado dos tops semanais, as chamadas tendências diárias. Essas são vendas diárias e que estão atrasadas dois dias. O Rammstein estava no primeiro lugar no dia 18 de Setembro nas tendências diárias e o Tokio Hotel, no mesmo dia, estava em segundo. Ontem, o Tokio Hotel caiu para o 9º lugar, enquanto "Pussy" continua sendo o single mais vendido da Alemanha.

Estará o alarme da Universal Music, gravadora do Tokio Hotel, tocando? Melanie Fürste, a responsável pela imprensa, põe isso de lado. Ela diz "Muitos dos fãs mais novos não compram o single porque estão à espera do álbum". Sascha Wernicke, Editor de Música e especialista no Tokio Hotel da revista para adolescentes "Bravo", dá outra razão: "Os adolescentes não têm cartões de crédito. É por isso que eles compram menos música nos porais de download na Internet, como outros fazem."

De fato, na lista de singles com mais downloads feitos no Musicload.de, "Automatisch" estava ontem na 61ª posição do Top 100 ("Pussy" na 36ª posição). No iTunes, "Automatisch" teve uma subida nos últimos dois dias, passando do 57º lugar para o 45º ("Pussy" está em 8º).

Será que as restrições dos jovens também é por causa do novo som do Tokio Hotel? O editor da Bravo Sascha Wernicke descreve o álbum como "mais maturo. Mas isso não é uma coisa má. Os fãs de 2005 têm agora 4 anos de fã."
Realmente, "Humanoid" do Tokio Hotel não soa - desculpem - muito Pop para Adolescente, mas mais como uma banda matura de Metal. Por falar nisso: Ambas as bandas gravaram e produziram os seus novos álbums indepentemente na Califórnia. Talvez seja por causa disso.

De certeza que é por isso que as músicas em inglês do Tokio Hotel estão muito mais apelativas do que as versões alemãs. Soa melhor quando Bill Kaulitz não têm de cantar sobre um "Sonn-Nen-Sys-Tem" (="Sistema Solar") mas sobre um "Dark Side of the Sun" (="Lado Negro do Sol").

Volksstimme gostaria de ter falado com os rapazes de Magdeburg sobre o seu novo álbum. Sarah Osterman - responsável pela imprensa internacional do Tokio Hotel, na Universal Music - sabe o calendário da banda: Amanhã, Sábado, o Tokio Hotel vai estar num evento da MTV em Roma. "Vão estar em França, Estocolmo, Helsínquia e vão voltar à Itália e à Espanha. Dia 9 de Outubro vão estar num concerto da MTV na Grécia e depois virão datas para a América." Entrevistas para jornais, aparições como convidados em programas de televisão e estações de rádio. Entre os cais haverão um ou dois pequenos concertos. A máquina de promoção está andando.

Um apartamento em Hollywood



O editor da Bravo Sascha Wernicke é um dos poucos jornalistas que teve a oportunidade de agendar uma entrevista com o Tokio Hotel. Na Quarta-feira, a Bravo publicou uma história que diz que os gêmeos Bill e Tom Kaulitz gostariam de procurar um apartamento em Hollywood. Ambos estão vivendo em Hamburg.

Os fãs souberam que o baterista Gustav continuava "ativo" em casa, no mais tardar, depois de ter sido atacado numa discoteca em Magdeburg. Se ele tinha muito que beber. Ele foi atacado por causa de uma garota.

Mas o ataque não foi certamente sobre a garota de que o Rammstein fala na sua bem sucedida música atual. O novo som pode ser pesado e maturo, mas os "Pussys" não se adequam bem à imagem limpa do Tokio Hotel.





Tradução: aniinhas - THF Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário